quarta-feira, 18 de março de 2009

Historia de Bicicleta

Curiosidade!
História da Bicicleta…

Segundo alguns historiadores e o que nos mostram alguns ensaios fotográficos, há um estudo muito bem feito, idealizado por Leonardo da Vinci e registado num código guardado no museu de Madrid, resultante de pesquisas feitas pelo professor Piccus, da Universidade de Massachusetts, nos EUA, que nos mostra, através de esboços, um sistema de transmissão por corrente, mecanismo físico principal que acciona as actuais e modernas bicicletas idealizado por Da Vinci. Apesar de que tais desenhos na realidade mostrem um sistema de transmissão bem básico, muitos historiadores consideram-nos o primórdio da indústria da bicicleta no mundo.
No período compreendido entre os séculos XV e XVI, foram desenvolvidos diversos veículos de duas rodas accionados por mecanismo composto de corrente, alavanca e outros dispositivos os quais por vezes traziam problemas ao seu usuário, pois frequentemente levavam a tombos sérios ou mesmo causando danos às roupas (ainda agora que fará nesta altura). Tais dispositivos eram cómicos, outros não seguiam os princípios básicos da física e a grande maioria deles era na realidade uma imitação um tanto extravagante de um mecanismo já existente, com raríssimas excepções.
Entretanto, a bicicleta teve seu nome inserido na história por volta do início de 1790, quando o conde Sivrac da França idealiza o celerífer, posteriormente denominado de celerífero, que era um veículo primitivo de duas rodas ligadas por uma ponte de madeira em forma de cavalo e accionado por impulso alternado dos pés sobre o chão, ou seja, na forma de solavancos. Curiosamente, apesar do incómodo e bastante desconfortável esse tipo de transporte era útil na época, para pequenas distâncias.
Por volta de 1816 o barão alemão Karl Friedrich Christian Ludwig Drais von Sauerbronn adaptou uma direcção ao celerífero que passou a ser denominada de guidão. Junto com o primeiro guidão apareceu a draisiana, umas das primeiras bicicletas. Apesar desse novo equipamento, ainda sim, era bastante incômodo e desconfortável manusear a draisiana.
Em abril de 1818, o próprio Barão Drais apresenta seu invento no parque de Luxemburgo, em Paris, e meses mais tarde faz o trajeto Beaune - Dijon, na França. Esse invento é mais parecido com a actual bicicleta, porém de forma dinâmica bem diferente e de material mais pesado, pois era feita com uma liga de antimónio, metal bem pesado (dureza).
Em 1840, o escocês Kirkpatrick Macmillan adapta ao eixo traseiro duas bielas ligadas por uma barra de ferro. Isto provocou o avanço da roda traseira, dando-lhe maior estabilidade e possibilidade de manuseio e manejo rápido. Com esse mecanismo a bicicleta ficou mais segura e estável, pois nas curvas evitava o antigo jogo do corpo para o lado oposto ao movimento a fim de manter estável o equilíbrio, já que o equipamento em si era bastante pesado.
No ano de 1855 o francês Ernest Michaux inventa o pedal, que foi instalado num veículo de duas rodas traseiras e uma dianteira. Os pedais eram ligados à roda dianteira, e o invento ficou conhecido como velocípede, palavra oriunda do latim velocidade + pé ou velocidade movida a pé. Alguns consideram-no a primeira bicicleta moderna, e na verdade ficou sendo chamado de triciclo posteriormente.
A prefeitura de Paris criou, em 1862, caminhos especiais nos parques para os velocípedes para não se misturarem com as charretes e carroças, dando assim origem às primeiras ciclovias, pois era comum alguns acidentes, rotineiramente os animais das charretes e carroças assustavam-se, causando sustos e ferimentos aos condutores (imaginem o atraso que Portugal tem). No mesmo ano, Pierre Lallement viu alguém andando com uma draisiana e teve a ideia de construir seu próprio veículo, mas com a adaptação de uma transmissão englobando um mecanismo de pedi vela giratória e pedais fixados no cubo da roda dianteira. Ele então acabou por criar a primeira bicicleta propriamente dita.


A primeira corrida de ciclismo documentada foi uma corrida de 1.200 metros ocorrida em 31 de Maio de 1868 no Parque de Saint-Cloud, Paris. A corrida foi vencida pelo inglês expatriado Dr. James Moore que correu em uma bicicleta com pneus maciços de borracha (isto é que devia ser aderência).
A primeira corrida cobrindo a distância entre duas cidades foi Paris-Rouen e também foi vencida por James Moore, que percorreu os 123 quilômetros que separam as cidades em 10 horas e 40 minutos.




A evolução…

11 comentários:

Anónimo disse...

...um pouco cultura fica sempre bem e temos de fazer deste team um elemento referência e não um mero grupo BTT...

abraço betetista....

(não se esqueçam da garra e determinação - porque só estes mantêm um movimento activo)

Anónimo disse...

tanto blablablabla...e andar de bike não é preciso...vamos lá povo tá a sair par a rua...nem que seja ao domingo de manha na ciclovia.

Anónimo disse...

pois é tiago... mas este povo é mto sereno....lool....

Anónimo disse...

Vocês ainda vão ver o k é este povo..

Anónimo disse...

...assim espero... e luto por isso...

Anónimo disse...

Quando eu começar andar só espero ter atletas com garra e vontade para pedelar, eu só quero ser ultimo do plutão se não vós ides ter de me ouvir, depois vamos ter uma conversa e que eu vejo muita treta e pouco suor... Que caso voces não saivam e esse o conbustivel das biclas...

Anónimo disse...

à pois é.... concordo com o litos... eles só nao levam pijama pa ir andar de bike pk é mal jeitoso... senao até botavam uma soneca numa valeta.... lol....

Anónimo disse...

... e tu litos quando vais dar um cross com o pessoal?.... assim uma coisa ligeira.. abraço

Anónimo disse...

bem digo eu...isto é só ameaças...quando eu começar...quando eu estiver bom...etc.
e depois só levam o btt para a competição...relax povo...btt também é dar umas voltas com os amigos nas calmas para conhecer novos locais...a gastronomia...etc.

Anónimo disse...

Este Tiago fala muito bem....gostei quando disse BTT é andar com os amigos,conhecer sítios novos,GASTRONOMIA.
TIAGO a presidente mas já.

Anónimo disse...

...lol.... ora aí está... exactamente ainda bem que à alguém que também puxa por estes caramelos... senao sou sempre eu a ovelha negra... o BTT é realment isso.... interaçao entre amigos dar uns passeios, conhecer novos locais (mesmo que por engano lol)...

porém, o espirito competitivo tem que se considerar que é algo que faz mover o pessoal mesmo que nao seja no verdadeiro sentido da palavra, isto é, uns apuxar pelos outros para alcançar uma dada meta... é isso k a meu ver o litos refere...