Curiosidade!
História da Bicicleta…

No período compreendido entre os séculos XV e XVI, foram desenvolvidos diversos veículos de duas rodas accionados por mecanismo composto de corrente, alavanca e outros dispositivos os quais por vezes traziam problemas ao seu usuário, pois frequentemente levavam a tombos sérios ou mesmo causando danos às roupas (ainda agora que fará nesta altura). Tais dispositivos eram cómicos, outros não seguiam os princípios básicos da física e a grande maioria deles era na realidade uma imitação um tanto extravagante de um mecanismo já existente, com raríssimas excepções.
Entretanto, a bicicleta teve seu nome inserido na história por volta do início de 1790, quando o conde Sivrac da França idealiza o celerífer, posteriormente denominado de celerífero, que era um veículo primitivo de duas rodas ligadas por uma ponte de madeira em forma de cavalo e accionado por impulso alternado dos pés sobre o chão, ou seja, na forma de solavancos. Curiosamente, apesar do incómodo e bastante desconfortável esse tipo de transporte era útil na época, para pequenas distâncias.
Por volta de 1816 o barão alemão Karl Friedrich Christian Ludwig Drais von Sauerbronn adaptou uma direcção ao celerífero que passou a ser denominada de guidão. Junto com o primeiro guidão apareceu a draisiana, umas das primeiras bicicletas. Apesar desse novo equipamento, ainda sim, era bastante incômodo e desconfortável manusear a draisiana.
Em abril de 1818, o próprio Barão Drais apresenta seu invento no parque de Luxemburgo, em Paris, e meses mais tarde faz o trajeto Beaune - Dijon, na França. Esse invento é mais parecido com a actual bicicleta, porém de forma dinâmica bem diferente e de material mais pesado, pois era feita com uma liga de antimónio, metal bem pesado (dureza).
Em 1840, o escocês Kirkpatrick Macmillan adapta ao eixo traseiro duas bielas ligadas por uma barra de ferro. Isto provocou o avanço da roda traseira, dando-lhe maior estabilidade e possibilidade de manuseio e manejo rápido. Com esse mecanismo a bicicleta ficou mais segura e estável, pois nas curvas evitava o antigo jogo do corpo para o lado oposto ao movimento a fim de manter estável o equilíbrio, já que o equipamento em si era bastante pesado.
No ano de 1855 o francês Ernest Michaux inventa o pedal, que foi instalado num veículo de duas rodas traseiras e uma dianteira. Os pedais eram ligados à roda dianteira, e o invento ficou conhecido como velocípede, palavra oriunda do latim velocidade + pé ou velocidade movida a pé. Alguns consideram-no a primeira bicicleta moderna, e na verdade ficou sendo chamado de triciclo posteriormente.
A prefeitura de Paris criou, em 1862, caminhos especiais nos parques para os velocípedes para não se misturarem com as charretes e carroças, dando assim origem às primeiras ciclovias, pois era comum alguns acidentes, rotineiramente os animais das charretes e carroças assustavam-se, causando sustos e ferimentos aos condutores (imaginem o atraso que Portugal tem). No mesmo ano, Pierre Lallement viu alguém andando com uma draisiana e teve a ideia de construir seu próprio veículo, mas com a adaptação de uma transmissão englobando um mecanismo de pedi vela giratória e pedais fixados no cubo da roda dianteira. Ele então acabou por criar a primeira bicicleta propriamente dita.
A primeira corrida de ciclismo documentada foi uma corrida de 1.200 metros ocorrida em 31 de Maio de 1868 no Parque de Saint-Cloud, Paris. A corrida foi vencida pelo inglês expatriado Dr. James Moore que correu em uma bicicleta com pneus maciços de borracha (isto é que devia ser aderência).
A primeira corrida cobrindo a distância entre duas cidades foi Paris-Rouen e também foi vencida por James Moore, que percorreu os 123 quilômetros que separam as cidades em 10 horas e 40 minutos.

A evolução…
11 comentários:
...um pouco cultura fica sempre bem e temos de fazer deste team um elemento referência e não um mero grupo BTT...
abraço betetista....
(não se esqueçam da garra e determinação - porque só estes mantêm um movimento activo)
tanto blablablabla...e andar de bike não é preciso...vamos lá povo tá a sair par a rua...nem que seja ao domingo de manha na ciclovia.
pois é tiago... mas este povo é mto sereno....lool....
Vocês ainda vão ver o k é este povo..
...assim espero... e luto por isso...
Quando eu começar andar só espero ter atletas com garra e vontade para pedelar, eu só quero ser ultimo do plutão se não vós ides ter de me ouvir, depois vamos ter uma conversa e que eu vejo muita treta e pouco suor... Que caso voces não saivam e esse o conbustivel das biclas...
à pois é.... concordo com o litos... eles só nao levam pijama pa ir andar de bike pk é mal jeitoso... senao até botavam uma soneca numa valeta.... lol....
... e tu litos quando vais dar um cross com o pessoal?.... assim uma coisa ligeira.. abraço
bem digo eu...isto é só ameaças...quando eu começar...quando eu estiver bom...etc.
e depois só levam o btt para a competição...relax povo...btt também é dar umas voltas com os amigos nas calmas para conhecer novos locais...a gastronomia...etc.
Este Tiago fala muito bem....gostei quando disse BTT é andar com os amigos,conhecer sítios novos,GASTRONOMIA.
TIAGO a presidente mas já.
...lol.... ora aí está... exactamente ainda bem que à alguém que também puxa por estes caramelos... senao sou sempre eu a ovelha negra... o BTT é realment isso.... interaçao entre amigos dar uns passeios, conhecer novos locais (mesmo que por engano lol)...
porém, o espirito competitivo tem que se considerar que é algo que faz mover o pessoal mesmo que nao seja no verdadeiro sentido da palavra, isto é, uns apuxar pelos outros para alcançar uma dada meta... é isso k a meu ver o litos refere...
Enviar um comentário